sexta-feira, 14 de novembro de 2014

As esferas de pedra da costa rica

ESFERAS DE PEDRA DA COSTA RICA

As esferas de pedra (ou bolas de pedra) da Costa Rica são uma ordenação de mais de trezentas petroesferas* na Costa Rica, localizadas no Delta do Diquis e na Ilha Del Caño. 
Regionalmente, são conhecidas como Las Bolas. As esferas geralmente são atribuídas a extinta Cultura Diquis* e as vezes chamadas de Esferas Diquis.

O diâmetro das esferas varia de alguns centímetros a mais de 2 metros, com seu peso chegando a até 15 toneladas. Muitas foram esculpidas em Gabro*, um equivalente grosseiro do basalto. Há uma dúzia ou mais feitas com calcário rico em conchas do mar e outra dúzia feita em arenito.



As pedras teriam sido talhadas entre 200 a.C. e 1500 d.C.. Entretanto, o único método disponível para datar as pedras é Estratigrafia* e muitas das pedras não se encontram mais em seus locais originais. A cultura das pessoas que as criaram desapareceu completamente após a Conquista Espanhola.

As Esferas foram descobertas na década de 1930, conforme a Companhia United Fruit desmatava a selva para realizar plantações de bananas. Os trabalhadores as removeram com tratores e maquinário pesado, danificando algumas esferas.
Além disso, inspirados por histórias de ouro escondido*, os trabalhadores começaram a abrir buracos nas esferas e explodi-las com bananas de dinamite. Muitas das esferas foram destruídas antes da intervenção das autoridades. Algumas das pedras dinamitadas tiveram suas peças reunidas e estão atualmente em exibição no Museu Nacional da Costa Rica em San José.

A primeira investigação científica das esferas foi realizada pouco após sua descoberta por Doris Stone, a filha de um executivo da Cia. United Fruit. Os resultados da investigação foram publicados na American Antiquity em 1943, atraindo a atenção de Samuel Kirkland Lothrop do Museu Peabody na Universidade de Harvard. Em 1948, ele e sua mulher tentaram escavar um sítio não relacionado na região norte da Costa Rica.
Em San José, Lothrop encontrou Doris Stone, que direcionou seu grupo a região do Delta do Diquis no sudoeste e lhes forneceu valiosas informações a respeito de sítios para escavação e contatos pessoais. Os achados de Lothrop foram publicados em: 'Arqueologia do Delta do Diquis, Costa Rica - 1963".
Em 2010 John Hoopes, pesquisador da Universidade do Kansas, visitou o sítio das Esferas de Pedra para avaliar se seria elegível para proteção como um Patrimônio Mundial da Unesco. (ATUALIZAÇÃO: As Esferas de Pedra foram declaradas patrimônio mundial da UNESCO, confira a reportagem no fim do artigo)

MITOS

Numerosos mitos envolvem as pedras, como alegações de que vieram de Atlântida ou que foram feitas assim pela natureza. Algumas lendas locais afirmam que os nativos tinham acesso a uma poção com a capacidade de amolecer a pedra (mas não há nenhuma evidência arqueológica ou geológica disso).

Na Cosmogonia dos Bribri, compartilhada pelos Cabecares e outros grupos Americanos ancestrais, as esferas de pedra são "Bolas de Canhão de Tara". Tara ou Tlatchque, Deus do Trovão, usou uma zarabatana gigante para atirar as bolas nos Serkes, Deuses dos Ventos e Furacões, para afastá-los de suas terras.
Alguns afirmam que as esferas são perfeitas ou quase perfeitas em suas circunferências. Porém, há variações evidentes e graças aos danos, tanto artificiais quanto naturais (como a erosão), é impossível determinar exatamente seu formato original. Boa parte das alegações de perfeição são fruto de interpretações errôneas do método de medição utilizado por Lothrop.

Esferas pré-colombianas da Costa Rica tornam-se patrimônio da Unesco - 23/06/2014

O Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco inscreveu nesta segunda-feira (24) em sua lista o sítio Cacicales Pré-colombianos com as Esferas de Pedras de Diquis, sul da Costa Rica, anunciou a agência da ONU.
"Este sítio abrange quatro zonas de vestígios arqueológicos localizadas no delta do rio Diquis, que são consideradas testemunhas excepcionais dos complexos sistemas sociais, econômicos e políticos imperante no período compreendido entre os anos 500 e 1.500 de nossa era", afirmou a Unesco.
O espaço declarado Patrimônio Mundial "compreende túmulos, áreas pavimentadas e, em particular, toda uma série de esferas de pedra de 0,7 a 2,57 metros de diâmetro, cuja fabricação, utilização e significado continuam sendo em grande parte um mistério de nossos dias", acrescenta o texto.
O Comitê de Patrimônio Mundial, reunido em Doha, também inscreveu nesta segunda-feira outros sítios na lista da Unesco.
São eles: o conjunto histórico e arqueológico de Bolgar (Rússia), o complexo paisagístico de Trang An (Vietnã), o Grande Parque Nacional do Himalaia (Índia), o Santuário de fauna e flora salvagem da cadeia de montanhas Hamiguitan (Filipinas), os penhascos de Stevns Klint (Dinamarca).
Com estas inscrições, o número de sítios na Lista do Patrimônio Mundial agora é de 1010, precisou a Unesco.

http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2014/06/esferas-pre-colombianas-da-costa-rica-tornam-se-patrimonio-da-unesco.html

GLOSSÁRIO

(*Bolas de Pedra: Tal termo vem sendo usado para designar objetos esféricos de pedra, tanto de origem natural quanto artificial. - Stone ball )

(*Petroesfera: Na arqueologia, Petroesfera é o nome dado a objetos esféricos feitos pelo homem, de qualquer tamanho e compostos de pedra. - Petrosphere )

(*Cultura Diquis: Cultura indígena Pré-Colombiana da Costa Rica que floresceu de 700 a 1530 d.C.. A palavra 'diquis' significa "grandes águas" ou "grande rio" na língua Boruca.)

(*Gabro: É uma rocha ígnea intrusiva de cor escura, sendo fanerítica com granulação média até grossa.)

(*Estratigrafia: Um conceito pontual da arqueologia moderna, tanto teórico quanto prático. O conceito deriva do uso geológico da ideia de que a sedimentação ocorre segundo princípios uniformes.http://en.wikipedia.org/wiki/Stratigraphy_(archaeology) )

(*História de Ouro Oculto: Vide El Dorado )

DOCUMENTÁRIOS

Segredos das Esferas de Pedra [Discovery Civilization] http://www.dailymotion.com/video/xtgdsd_segredos-das-esferas-de-pedra-discovery-civilization_school
Elas são tão intrigantes como as maravilhas do Egito, da Ilha de Páscoa ou da Inglaterra, mas a diferença é que não são pirâmides, não são monólitos, e nem cabeças gigantes. São Esferas! Algumas têm o peso de um caminhão dos bombeiros, cerca de 16 toneladas.

Esferas de Pedra da Costa Rica [History Channel]:http://www.dailymotion.com/video/xtv5fc_esferas-de-pedra-da-costa-rica-history-channel_school
Na Costa Rica, ao longo das praias, montanhas e florestas, há várias esferas de 2.000 anos de antiguidade, que têm um diâmetro de 4 metros e um peso de 16 toneladas. Descubra de onde vêm estas pedras peculiares.

^LINKS PROVISÓRIOS^

El Dorado [Anima/Hist Ch HD]:https://www.facebook.com/photo.php?fbid=637931799637064

Stone spheres of Costa Rica

http://en.wikipedia.org/wiki/Stone_spheres_of_Costa_Rica#References

Nenhum comentário:

Postar um comentário